O meu blog:

Eu sempre gostei de inventar. Inventar aumenta o mundo.

E inventar dentro de casa é tão gostoso.

Esse blog é para sonhos, projetos, realizações, invenções.

Que melhorem a casa das pessoas. Que inspirem a vida.

Que tornem as coisas possíveis. Na sua casa também.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Home Office


Este é um dos móveis do Home Office que projetei para este apartamento.
Usei Freijó, que é uma madeira belíssima, e laca branca.
Para a iluminação geral, fiz dois rasgos no teto (esse "L" que aparece na foto e mais outro) e usei as T5 de 28W, em todo o comprimento.
Para a iluminação de destaque, usei AR70, mas usei as luminárias no frame, porque ficam escondidinhas e o visual bem mais limpo.
Qualquer dúvida ou comentário, por favor, podem me contatar.
Vou adorar conversar!
Beijão.
Espero que gostem.

segunda-feira, 10 de março de 2014

Ladrilho Hidráulico




Um pouco da história. 
Fonte: Wikipédia. 

Ladrilho hidráulico ou piso hidráulico (às vezes impropriamente chamado azulejo hidráulico), é um tipo de revestimento artesanal feito à base de cimento, usado em pisos e paredes, que teve seu apogeu entre o fim do século XIX e meados do século XX.
Foi apresentado como alternativa ao mármore ou como uma "cerâmica" que não necessitava de cozimento. A partir dos anos 1960, o surgimento de outros materiais substituiu progressivamente os pisos hidráulicos por elementos menos elaborados e mais rentáveis.
Os ladrilhos hidráulicos têm sua origem no final do último século no sul da Europa. Rapidamente se espalharam pelos países mediterrâneos e tornaram-se populares também na Inglaterra vitoriana e na Rússia por sua resistência e por suas qualidades decorativas.
Até hoje continuam sendo produzidos um a um, e a maneira com que são feitos continua a mesma há mais de um século.
As primeiras referências datam de 1857 quando o piso hidráulico foi descrito como alternativa à pedra (ao mármore principalmente). O produto foi apresentado na Exposição Universal de 1867, em Paris, pela empresae Garret, Rivet et Cie. como uma "cerâmica" que não precisava de cozimento pois era solificada por meio de prensas.
Produtores notáveis se desenvolveram na região de Barcelona, destacando-se M. C. Butsems, Orsola, Solà i Cia., Munner i Boada, La Catalana, Mosaics Martí (ainda em atividade) e Teòtim Fortuny; porém a mais importante e mais conhecida foi Escofet, Fortuny i Cia. S. en C., fundada em 1886 e que fabricou os mosaicos dos prédios modernistas barceloneses antes de se expandir por toda a Espanha e Américas .
As dimensõess habituais das peças era de 20cm×20cm mas também havia as de 10cm×10cm, 15cm×15cm, 25cm×25cm e de 40cm×40cm.
A coincidência dessa técnica com o movimento modernista favoreceu o surgimento de mosaicos artísticos, com desenhos complexos. Os fabricantes se cercavam de desenhistas e arquitetos da moda, como Alexandre de RiquerDomènech i MontanerJosep Puig i CadafalchJosep Pascó, Antoni Saurí i Sirés e Enric Sagnier .
Um colalaborador de Antoni Gaudí, Joan Beltran, desenhou um pavimento hidráulico para a Casa Batlló. O mosaico, porém, acabou sendo instalado na casa Milà e, posteriormente, serviu de revestimento ao conjunto do Passeig de Gràcia, em Barcelona.
Os desenhos dos azulejos hidráulicos representavam formas geométricas, flores ou folhas. Os mais delicados utilizavam um motivo que se repetia e se propagava pelas peças. Geralmente, os decoradores compunham seus desenhos simulando um tapete que recobria a totalidade de uma sala, o que requeria que as peças de ladrilho se adaptassem perfeitamente às dimensões do piso, sem que fosse preciso cortá-las. Também era habitual que um motivo fosse gerado pela combinação dois, quatro ou seis ladrilhos diferentes, o que complicava consideravelmente a produção e a instalação.